Insônia é uma das reclamações mais frequentes de quem sofre de ansiedade.
Um estudo do Centro de Ciências do Sono da Universidade da Califórnia comprovou que, enquanto uma noite inteira de sono estabiliza as emoções, uma noite sem dormir pode provocar um aumento de até 30% nos níveis de ansiedade.
Para quem tem transtorno de ansiedade generalizada, a PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA com as coisas do dia a dia é a principal característica. Se você já tem uma tendência de ESTAR EM ALERTA, dormir, que é o estado OPOSTO (relaxamento) pode virar uma BRIGA.
O principal ponto é que quando nos cobramos para tentar dormir, precisar dormir, nossa MENTE não “dorme”, porque para ela vira uma TAREFA.
O caminho para ir desligando das preocupações e da cobrança em pegar no sono passará por estimular a SENSAÇÃO de relaxamento e não o pensamento.
Importantíssimo também não se cobrar para “não pensar em nada” porque isso também seria uma tarefa.
Quando vier a cobrança de dormir, apenas não embale nessa tarefa e desvie sua atenção para algo que seja de “sentir” como simplesmente focar na sua respiração.
Aromas calmantes no quarto podem ajudar.
Use rituais ou recursos que estimulem o relaxamento pelo sensorial.Tomar um banho quente, ouvir uma música ou meditação suave, usar uma esteira de massagem.
Também ajuda muito:
evitar estímulos mentais e luminosos 1 a 2 horas antes de dormir (celular, filmes ou vídeos com mais ação ou raciocínio, estudar, ler, etc)
incluir uma atividade física e fazer pequenas pausas no seu dia (que sejam de 5 minutos para fazer respirações, relaxar, ouvir uma música) ajudam muito a não estar com a cabeça tão cheia antes na hora de dormir.
Nós não precisamos ensinar o nosso corpo a dormir, é algo natural. Se isso não está acontecendo, em geral, é porque há um estímulo para ficar “acordado”, seja um estímulo externo ou pensamentos de alerta.
Comments